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quarta-feira, 28 de julho de 2010

Estamos na mídia outra vez!


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Bullying - "E se fosse com você"?

A importância do desenvolvimento de um sólido projeto para solucionar esse grande problema do cotidiano escolar.

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um ou mais indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir uma ou mais pessoas incapazes de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma. Foi para combater este problema, que os professores da Escola Estadual Casemiro Poffo aceitaram a sugestão da coordenadora do Ensino Médio, professora Maria Aparecida Baviro, para o desenvolvimento do projeto: Bullying - “E se fosse com você”? Baseado no livro de mesmo nome, de Sandra Saruê e Marcelo Boffa. O projeto faz parte do programa “Prevenção também se ensina”, que orienta por intermédio de uma série de temas, o trabalho a ser desenvolvido e é parte do currículo das escolas da rede estadual de ensino. Em conversa com a professora Virgínia Elizabeth de Carvalho, responsável pelo projeto, a Sucesso em Revista foi buscar os detalhes deste trabalho tão importante para a formação dos jovens.

De onde partiu a ideia de desenvolver esse trabalho?
A coordenadora da escola participou de uma orientação técnica, promovida pela Diretoria de Ensino de Mauá, e na ocasião recebeu várias sugestões de atividades a serem desenvolvidas para combater este mal. O corpo docente adotou de imediato a ideia de promover um trabalho de conscientização e esclarecimento, após a observação da prática de bullying no ambiente escolar.

Qual o principal objetivo desta proposta?
É a conscientização da população escolar sobre a prática de bullying nesse ambiente, visando à diminuição dessa prática, a mudança de atitudes diante das ocorrências no cotidiano da escola e a transferência dessa consciência à comunidade.

Qual o público envolvido no projeto?
Toda a comunidade escolar esteve envolvida com as ações deste projeto, desde os alunos, professores, direção e funcionários.

Como foi desenvolvido o trabalho?

Partindo da leitura e interpretação do livro, foram propostas várias atividades que possibilitam a discussão e a reflexão sobre o comportamento dos alunos. Entre elas, uma intervenção surpresa dos alunos do 3° ano nas demais salas. Foi decidido que eles desenvolveriam este trabalho, por terem um maior grau de maturidade, e condições de executar as ações com a finalidade de sanar esse problema entre as crianças e adolescentes.

Na ocasião, apresentaram situações de bullying vividas pelos adolescentes no ambiente escolar, de maneira dinâmica, com o intuito de impactar. Outros alunos, da mesma sala, fizeram esclarecimentos sobre a dinâmica, abordando, nessa hora, o que é a prática do bullying. Em seguida, com o auxílio do projetor multimídia, passaram um filme montado por eles mesmos, com um texto sensibilizador e depoimentos de outros adolescentes que já passaram por essa situação, inclusive, adolescentes do próprio ambiente escolar. O vídeo se encerra com uma entrevista transmitida pelo Jornal Nacional, em que um Promotor público aborda a questão legal do bullying. Para finalizar foi feita a dramatização de uma história de adolescente que cometeu suicídio, após anos de sofrimento com a prática do bullying. Na data escolhida para a apresentação das atividades, os alunos dos terceiros anos e os funcionários da escola, vestiram uma camiseta da campanha, idealizada pelos próprios alunos.

Quais os pontos positivos do desenvolvimento deste trabalho?

Com certeza foi a adesão ao projeto, o grupo docente recebeu o apoio da direção e partiu para as atividades com os alunos totalmente interados do assunto e motivados no desenvolvimento das ações.

Como dimensionar a importância desta experiência?
Sem dúvida foi um trabalho de grande importância para toda a comunidade escolar. Talvez o mais importante
tenha sido o compromisso assumido. Todos os alunos da escola assinaram “O Livro da Cidadania”, elaborado por eles, em que todos se responsabilizarão e assumirão o compromisso de não cometer nenhum ato que possa ser prejudicial a qualquer pessoa, comprometendo-se também, a não se omitir diante de uma situação de bullying, denunciando o fato às autoridades responsáveis.

Como gostaria de concluir a entrevista?
Dizendo que o projeto nos surpreendeu, o que era pra ser uma atividade interna ultrapassou os muros da escola e com certeza foi de suma importância para a formação dos alunos envolvidos.

E.E. Casemiro Poffo
Rua Rogério Guilherme Soares, 159
Estrada das Rosas | Ribeirão Pires

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